"A presença do verdadeiro Corpo de Cristo e do verdadeiro Sangue de Cristo neste sacramento [Eucaristia] 'não se pode descobrir pelos sentidos, diz Santo Tomás, mas só com fé, baseada na autoridade de Deus'. Por isso, comentando o texto de São Lucas 22,19 ("Isto é o meu Corpo que será entregue por vós"), São Cirilo declara: 'Não perguntes se é ou não verdade; aceita com fé as palavras do Senhor, porque Ele, que é a verdade, não mente" (CIC §1381)
Na primeira quinta-feira após a oitava de pentecostes (vinda do Espírito Santo), a Igreja celebra o dia de Corpus Christi (Corpo de Cristo), em honra ao Corpo do Senhor.
Dia mais do que importante, onde toda a Igreja se reune para celebrar juntos a Eucaristia... O milagre, o mistério, a presença viva de Jesus entre nós...
Passei o dia envolvido em alguns projetos no Shalom. Eu e mais umas 10 pessoas, eu acho. O combinado era irmos todos à procissão e depois à missa, que iria acontecer em um grande local, com a presença de todos os fiéis [não haveria missa em outras paróquias, de forma que todos os católicos estariam ali reunidos... Um só povo, assim como quis Jesus Cristo quando instituiu a Santa Igreja sobre Pedro].
No final da tarde, eu estava muito cansado pra ir. Na verdade, nem levei roupa alguma; eu sabia que iria preferir voltar pra casa. Eu não estava me dando conta da importância desse dia.
Ao me despedir dos meus amigos, no fim do ensaio, alguém me perguntou:
- Mas você não vai à procissão hoje?
Eu disse simplesmente que não. Realmente, dentro de mim não havia nada. Era um dia normal.
- Hoje é o único dia em que todos os cristãos devem ir...
E isso ficou na minha cabeça. Fui pra casa.
Chegando em casa, a primeira coisa que fiz foi ligar o computador. Depois, fui assistir a um filme. E só depois, à noite, lembrei-me outra vez que era dia de Corpus Christi. Mas agora, foi diferente.
Eu, que tanto me digo católico, que busca ser fiel... que tanto digo amar a Cristo, e honrar Seu Santo Sacramento... estava curtindo um filme [o mesmo pela enésima vez] no conforto do meu sofá e nem sequer estava ligando para a linda celebração que acontecia pelo mundo. Não que isso seja errado, sei que jamais o Senhor me condena por isso. Mas é como se o seu melhor amigo, ou seu pai, de repente tivesse organizado uma reunião com as pessoas que ele tanto ama, e você simplesmente não deu atenção.
Enfim. Me perguntei... e meio que caí na real sabe... como forma de me "redimir", mudei para a Canção Nova. Eu sabia que alguma coisa estava acontecendo por lá...
Imagens ao vivo diretamente de Belo Horizonte, mostravam uma verdadeira multidão, um estádio lotado de fiéis. Todos com velas acesas. No estádio, sacerdotes conduziam um lindo momento de adoração e contemplação. Ele, o Santíssimo Sacramento, elevado majestosamente... Adorado.
Me impressionei com aquilo. Há muito não via nada tão lindo. Um só corpo. Uma só fé. Uma só Igreja. Isso é apaixonante. E estava acontecendo algo parecido aqui tão perto... eu não dei importância.
Deus é grande, e maravilhoso. Confesso, tive até vontade de chorar. Não por não ter ido, mas sim emocionado com a grandeza daquele momento. Poucos conseguem compreender, eu sei. Mas aqueles que conseguem sabem bem do que falo...
Sou feliz. Sou feliz por ser de Deus. Sou feliz por ser Católico.
Deus abençoe a todos!!
"Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim."
Lucas 22, 19